6 de outubro de 2017

A oportunidade de empreender por meio das redes sociais

Acredite: as redes sociais são o futuro! Já se foi o tempo onde elas serviam apenas para bate-papo ou “perda de tempo” (como alguns dizem por aí). Hoje, elas nos proporcionam muitas experiências diferentes – e a empresa que se comunica de forma correta está sempre um passo à frente.

Houve um tempo as empresas e pessoas que tentavam se destacar nas redes sociais eram vistas de outra maneira. Claro, elas eram uma parcela muito pequena num mundo em que a internet não era acessível a todos – e os meios tradicionais (revistas, jornais, lista telefônica, televisão) eram as únicas opções que proporcionavam a sua divulgação.

Mas qual é a diferença?

Hoje, a comunicação entre cliente e empresa pode ser considerada uma amizade mesmo. Lá é permitida (e bem vinda!) uma comunicação muito próxima com o seu cliente alvo. Você sabe o que o ele quer, o que ele gosta e como atender melhor o que ele precisa. Mas, ok, sabemos que podemos ter uma relação com nosso cliente e descobrir o que ele quer e precisa, mas o quanto isso realmente impacta nas minhas vendas?

Segundo uma pesquisa realizada e divulgada pela agencia ironpaper.com, 93% das compras são influenciadas pelas redes sociais.

Semeie

O cliente não necessariamente chegará a sua loja, irá comprar e falar que está ali por causa das redes sociais, é mais uma comunicação que funciona como uma semente. Você apresenta seu ponto de vista, ele é semeado nas pessoas que se identificam com ele e aquela sua ideia cresce e floresce até chegar ao seu ponto final, que será a obtenção da conta ou a contratação.

Como isso é feito?

Atualmente, há vários modos de atingir o seu cliente alvo. O mais comum é ter uma página nas redes sociais com o um conteúdo mesclado entre o seu produto ou serviço e informações que possam agregar conhecimento e conteúdo ao seu público sem ser necessariamente um merchandising.

Ficar “martelando” o seu serviço todo o tempo nas redes sociais acaba gerando deslikes nas páginas. Por mais que seja um bom meio de comunicação, a pessoa está na rede social para interagir e não com o intuito de ver anúncios, seus produtos e suas postagens. Por isso, é recomendado que haja uma diversificação do conteúdo a ser publicado.

Outro meio que está ganhando muito espaço nas redes sócias é o ato de patrocinar um digital influencer. É possível fazer isso localizando um influenciador que se encaixe no perfil do seu público-alvo e que tenha uma linguagem parecida com a da sua empresa. Dentro do YouTube essa estratégia já é muito comum. Mas precisamos ir com calma. O que antes era muito bacana, fácil e barato, hoje pode não ser bem visto. Com uma grande procura por empresas, muitos YouTubers estão aceitando todos os trabalhos que surgem – por isso, neste exato momento, a pessoa pode estar falando da sua empresa e, amanhã, ela poderá falar do seu concorrente. Isso gera descredibilidade à sua marca, ao influenciador e aquela sementinha não floresce.

Antes fechar contrato com influenciadores, procure saber:

  1. Qual é  seu público?
  2. Qual é a sua mensagem?
  3. Ele(a) já fez alguma campanha para um concorrente?
  4. Não seria melhor fugir dos canais milionários do YouTube e contratar um influenciador menor, com mais credibilidade entre os seus inscritos e fechar um contrato por um tempo maior?

Avalie tudo isso e entre em contato com a gente contando o resultado que obteve. Aposte na sua comunicação via redes sociais – pense, planeje, pratique. A sua mensagem precisa ser transmitida exatamente da mesma forma como a sua empresa age e, por isso, não se deve economizar em comunicação! O velho ditado é verdadeiro: “quem não é visto, não é lembrado”.

Fique de olho que sempre haverá post novo aqui no blog para ajudar você a evoluir e crescer junto com a Capitular. E o nosso e-mail está sempre disponível para conversarmos: contato@capitulardesign.com.br

 Até o próximo post!

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