13 de novembro de 2017

WhatsApp: uma das melhores ferramentas de comunicação entre empresas e clientes

São mais de um bilhão de usuários no mundo todo e cerca de 120 milhões no Brasil usando um mesmo aplicativo. Os números do WhatsApp impressionam e mostram que, cada vez mais, as pessoas buscam esse tipo de ferramenta para se comunicarem. No mundo em que vivemos, usar a tecnologia para melhorar a relação entre empresas e clientes não é apenas uma estratégia inteligente, mas necessária.

A Capitular é uma dessas empresas que aderiu às novas formas de comunicar. O serviço de atendimento pelo app é um diferencial, já que facilita o contato com os consumidores e permite um relacionamento personalizado – o que é bom para todos. No entanto, alguns cuidados são essenciais.

Antes de mais nada, é importante separar o WhatsApp pessoal do profissional, para que a conta utilizada para falar com os clientes tenha a devida credibilidade. Outra dica é jamais usar essa ferramenta para compartilhar spam, além de prestar atenção ao uso correto da língua portuguesa.

Se usados com critério, quais são as maiores vantagens de disponibilizar serviços de atendimento ao consumidor pelo aplicativo WhatsApp?

    • Inovação e interatividade – O app permite o compartilhamento não apenas de textos, mas de mensagens de voz, vídeos e imagens. Assim, as empresas podem se aproveitar de todos esses recursos para lidar com seus clientes de maneira dinâmica e criativa – sempre respeitando a relevância dos conteúdos compartilhados, é claro.
    • Conveniência – Com uma forma de contato bem na palma na mão, fica muito mais fácil para o cliente procurar por aquilo que ele precisa e ser atendido de acordo com as suas necessidades. O aplicativo quebra as barreiras entre empresas e pessoas, tornando tudo muito mais acessível.
    • Atendimento pessoal – Assim como o telefone, o WhatsApp permite conversar com os responsáveis pelas empresas de maneira personalizada, respondendo perguntas ou esclarecendo dúvidas. Isso quer dizer que o atendimento se torna mais eficiente, permitindo a resolução de problemas de forma ágil e individual.
    • Registro – Além da rapidez e praticidade, o aplicativo permite que o usuário tenha sua conversa registrada em seu celular, para futuras consultas – o que não acontece no caso de contatos telefônicos, por exemplo. O WhatsApp também dá ao cliente a certeza de que alguém receberá sua mensagem, independentemente do dia ou horário em que procurar o serviço.
    • Custo – Para qualquer pessoa com acesso à internet no celular, o custo para envio de mensagens pelo WhatsApp geralmente é nulo. Ou seja, você não precisa gastar seus créditos para se comunicar e ainda tem retorno imediato.
    • Segurança – As mensagens trocadas pelo aplicativo são criptografadas, o que garante a privacidade e a segurança – tanto das empresas quanto dos consumidores.

 

Com todas essas possibilidades abertas pela tecnologia móvel, basta fazer uso desses novos canais de atendimento e divulgar ao máximo a nova ferramenta entre seus clientes e parceiros. Em pouco tempo, é bem possível que o SAC via WhatsApp se torne a melhor maneira de comunicar e até de vender produtos e serviços.

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